O CENFIM é um centro protocolar de âmbito nacional, que promove a orientação e valorização profissional no sector Metalúrgico, Metalomecânico e Electromecânico.
O CENFIM com 11 Núcleos em Arcos de Valdevez, Caldas da Rainha, Ermesinde, Lisboa, Marinha Grande, Oliveira de Azeméis, Peniche, Porto, Santarém, Torres Vedras e Trofa, tem traduzido a sua actuação com os seguintes indicadores:
● Elevado know-how técnico, tecnológico e técnico -pedagógico
● Competências em todos os domínios do processo formativo
● Inovação e desenvolvimento em processos e métodos de formação
● Consultoria e apoio técnico e organizacional na implementação de planos integrados de formação e de desenvolvimento estratégico e organizacional
● Conhecimento e interactividade com as Empresas do Sector Metalúrgico, Metalomecânico, Electromecânico e Sectores Afins
● Parcerias consolidadas com Empresas, Organismos e Instituições, Escolas, Politécnicos, Universidades a nível nacional e internacional
● Coordenação e desenvolvimento de projectos de cooperação inovadores de âmbito nacional e transnacional
● Política de ambiente, de higiene, segurança e saúde
● Responsabilidade social
● Protocolos
Ano após ano consolida-se a certeza de que a Escola se tornou indispensável ao desenvolvimento da Região enquanto equipa cada vez mais consciente do projecto da Escola, contribui positivamente para o ampliar. Assim Nasce uma Escola.
Entre os professores que dedicam parte da sua vida ao ensino, é frequente alguns alimentarem o sonho de virem a ter uma Escola "sua".
As frustrações decorrentes de um reconhecimento público nem muito abonatório, as condições raramente ideais em que exercem, ano após ano o seu trabalho, contribuem para alimentar o sonho de vir um dia a criar uma escola onde, com mais liberdade, possam dar um contributo válido para a formação de futuras gerações.
Cremos que esta é uma das principais razões que explica as inúmeras iniciativas de professores no lançamento de Escolas Profissionais - ter um sonho e ter vivido num momento histórico em que o Estado reconheceu que as iniciativas votadas ao sucesso têm que nascer, antes de mais, da vontade daqueles que vão levar a cabo os projectos.
A Escola Profissional e Artística da Marinha Grande nasceu assim: um sonho e uma oportunidade histórica de o concretizar.
A juntar a isso, um profundo sentido de integração numa terra com um passado e um presente marcado por uma industrialização pouco diversificada e frequentemente ameaçada pelo espectro do desemprego. Também por isso, desde o primeiro minuto em que ela foi pensada, uma parte das instalações da Fábrica Escola Irmãos Stephens, foi entendida como único local onde deveria ser instalada.
Esta instalação pretendeu manter vivos os ideais que neste longínquo ano de 1769, nortearam William Stephens. Por esta razão se pode dizer que a Escola Profissional e Artística da Marinha Grande representa ainda a continuação do legado Stephens.
Entusiasmo e expectativas de fazer diferente e fazer melhor marcaram o arranque das actividades da Escola em Setembro de 1991.
O ISLA está em Leiria desde 1990. Numa região que demográfica e empresarialmente é bastante dinâmica, rapidamente se afirmou como uma aposta definitiva. Vocacionado para uma formação próxima das necessidades do mercado, beneficia duma experiência alargada (desde 1962) contando com um corpo docente que, além de motivar a aprendizagem, implementa uma postura proactiva no que diz respeito à resolução de problemas e à procura de soluções. Assume o facto de ser ensino superior particular para demonstrar, ao longo destes anos que, também no ensino a iniciativa privada merece lugar na cidade, no distrito e na região. Inserido numa área do país reconhecida pela sua vitalidade, a Região Centro, o ISLA - Leiria cedo conseguiu ser aceite pela população e pelas restantes forças vivas incluindo as de cariz autárquico, social, e o mercado em geral. Uma região onde ainda muito há a fazer e para a qual o ISLA - Leiria quer continuar a contribuir definitivamente com a formação de quadros, apostando num aumento e melhoria considerável das competências, o que determinará situações de maior estabilidade social e económica, sustentadas numa melhor competitividade das empresas da região.
A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria foi fundada em 25 de Junho de 1985 como delegação da AIP (Associação Industrial Portuguesa) sob a designação de NERLEI – Núcleo Empresarial da Região de Leiria. Em 1991, adquiriu autonomia jurídica e financeira e, em 1998, passou a designar-se NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria.
Com estatuto de Instituição de Utilidade Pública atribuído em 1992, a Associação tem como missão acompanhar os empresários de forma sistemática na resolução dos seus problemas, fortalecendo o tecido empresarial e promovendo o desenvolvimento sustentado da Região de Leiria.
A área de actuação da NERLEI é o distrito de Leiria, tem sede no concelho de Leiria e possui delegações em Alcobaça, Batalha, Peniche e Porto de Mós.
A OPEN – Associação para Oportunidades Específicas de Negócio é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em Novembro de 2002, promotora de um Centro de Incubação de Oportunidades de Negócio.
Visa contribuir para a promoção da inovação e do emprego, através de:
● Dinamização do empreendedorismo florescente na região, apoiando o lançamento de empresas com conceitos inovadores;
● Criação de condições para a atracção de novas indústrias, serviços e processos industriais;
● Estimulação da cooperação empresarial;
● Apoio ao desenvolvimento de competências profissionais;
● Fomento de parcerias entre indústria e entidades gestoras de fundos de financiamento destinados à modernização empresarial.
A Recet, Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal visa o reforço da cooperação entre os Centros Tecnológicos e a sua integração em programas de Investigação e Desenvolvimento orientados para os diferentes sectores da indústria.
A normal troca de experiências e informações, bem como o desenvolvimento de linhas preferenciais de comunicação rápida, para assim tirar o melhor partido dos últimos desenvolvimentos das novas tecnologias de informação, são vectores fundamentais para o desenvolvimento da Recet e dos Centros Tecnológicos nacionais, actores essenciais ao crescimento económico sustentado da indústria Portuguesa.
Copyright © 2006 RedeIDT - Todos os direitos reservados.
Developed by Centimfe